Dicas de etiqueta
17043-30205-8925.jpg

Algumas regras de etiquetas à mesa

 

- Comer sempre de boca fechada, sem ruído e sem nunca a encher por completo.

- Nunca se parte o pão com a faca e menos ainda com os dentes. O pão que vem para a mesa ou já está partido ou vem inteiro, em qualquer dos casos parta um pouco do pão com os dedos em cima do prato respectivo – caso este exista – e leve-o à boca pedaço a pedaço.

- Os cotovelos nunca devem pousas na mesa, claro que também não deve de ter uma postura tipo estátua como se estivesse em pânico.

-  Ao aceitar ser servido de algo, nada deve dizer, no entanto se não desejar ser servido deve agradecer pela negativa “Não, muito obrigado (a)”.

- Não deve emitir opiniões sobre o que está a comer, especialmente pela negativa; se não gosta pode sempre deixar no prato.

- Nunca deve apanhar um talher ou um guardanapo que tenha caído ao chão.

- Não é obrigatório deixar restos no prato.

- Não se deve molhar o pão nos molhos, no café, ou em qualquer liquido.

- Quando terminar de comer, nunca empurre o prato, e muito menos deve entregá-lo ao empregado de mesa.

- Nunca encha demasiado o seu prato, pode sempre servir-se mais que uma vez, caso tenha vontade de repetir.

- Nunca deve retirar a comida da travessa com o seu próprio talher.

- Sempre que pretender beber, deve limpar os lábios para não deixar a marca destes na borda do copo.
 

 

Como comer certos alimentos
 
Batatas fritas
Pode usar os dedos se também os usar para comer a restante refeição. Se está a comer um hambúrguer, ou uma sanduíche , não são necessários talheres para comer as batatas fritas. Mas se as batatas fritas acompanham um bife, ou outro tipo de comida que requeira talheres, então deve cortar as batatas fritas e comê-las com faca e garfo. E se usar ketchup tente ser o mais asseado possível.

 

Sopa
A sopa serve-se num prato fundo ou numa taça própria. Nada há que saber a não ser que a sopa deve comer-se com a maior colher, e cada colherada deve ser retirada do prato com cuidado para que não pingue. Não deve debruçar-se sobre o prato; a colher deve ir à sua boca e não a sua boca à colher. Quando estiver prestes a terminar a sopa pode elevar uma parte do prato para si - de maneira a que o prato fique com a restante sopa num só lado -, e comer a restante sopa. No caso dos consommés, estes devem ser servidos em taças próprias e devem ser bebidos directamente da taça.

 

Ostras
Deve segurar a casaca da ostra com a mão esquerda, e se desejar tempera-la com limão, ou com algum molho que a acompanhe, deve fazê-lo com a mão direita. Com a mão esquerda e com o talher apropriado retire o molusco. Se desejar pode levar a casca à boca e beber o liquido restante.

 

Massas
As massas, especialmente o esparguete que tanto trabalho dá a comer, deve ser comido só com um garfo com o auxílio de uma colher a para o enrolar no prato. Evite partir a massa no prato com a faca.


Moluscos
Este tipo de alimento como os mexilhões, amêijoas, etc., devem comer-se com talheres apropriados, especialmente se estão acompanhados de molho. Pode segurar na casca com a mão esquerda e retirar o molusco com um garfo.


Peixe
Quando o peixe não vem sem espinhas e pronto a comer, devem separar-se as espinhas com os talheres respectivos, à medida que se vai comendo. Se por algum acaso levar alguma espinha à boca deve retirá-la com a maior descrição.
 
FONTE: http://etiquetaeboasmaneiras.blogspot.com/